Circuito Oriente – Set 2019

O Circuito Oriente surgiu em 2012 com a premissa de aberturas simultâneas de exposições em espaços de arte instalados na Rua do Oriente em Santa Teresa no Rio de Janeiro. Nessa nova versão de 2019, o Circuito Oriente se amplia e agrega outros espaços seguindo com o mesmo propósito de movimentar em rede as exposições na região, num esforço coletivo e de mútua cooperação, com o objetivo de abrir novos diálogos entre o público e as artes visuais.

ESTUDIO DEZENOVE
PRÁTICAS DA PASSAGEM
Rubens da Silva
Na exposição do artista paranaense/paulistano/carioca/goiano, passagem é a mudança não só de território, mas de nome, de ponto de vista, de modos de operar o real, um improviso que faz eco no experimentar de materiais, situações e questionamentos. Num dos trabalhos, a imagem do pai morrendo – uma incorporação do expressionismo brasileiro do artista modernista Flávio de Carvalho – serve como ponto de partida para a história das impermanências que essa passagem aponta.
O VOO DE LADY LENE
Pintura Mural na Rua do Oriente 137 desenvolvida coletivamente na oficina “Stencil em base fotográfica – da gravura à arte pública” na EAV Parque Lage com a participação de Alba Azevedo, Alfa Sequeira, Beatriz Furtado, Edilene Junger, Juan Barbosa, Lucas Fares, Monica de Mello, Pólita Gonçalves, Regina Goulart, Pedro Ivo, Ana Clara Lemos e Julio Castro.
 “Quem lê muito e viaja muito, muito vê e muito sabe”
Miguel de Cervantes – Dom Quixote de la Mancha
Num momento em que o conhecimento e a cultura são tratados em nossa sociedade, como algo de importância irrelevante e menor, o exercício da liberdade de criar e pensar é um ato de resistência. Resistência ao que possa nos restringir a uma existência pequena e insignificante. “O voo de Lady Lene” comunica o não àquilo que cerceia a capacidade que temos, enquanto seres humanos, de construir livremente nossos sonhos e caminhos de vida.
Abertura 28 de setembro 18h.

Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
Travessa do Oriente 16 A  
T. 21 2232 6572 / 21 986226269 Ana Prado
www.estudiodezenove.com
https://www.instagram.com/estudiodezenove

CANTO DA CARAMBOLA
PICTORICIDADES
Davi Baltar, Diogo Santos BessaElmo MartinsHugo BernabéLuiz RochaMaurício KifferPaulo Jorge GonçalvesRenan Henrique Carvalho
 Exposição coletiva com oito artistas que se dedicam e discutem a pintura em diversas frentes matéricas e conceituais. Curadoria de Paulo Jorge Gonçalves e Elmo Martins

Abertura 28 de setembro 18h.
Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
Aberto em 12/10 de 18 às 22h e 13/10 de 17 às 21h.
Rua do Oriente 123
T. 21 2210 0289
cantodacarambola@gmail.com


ATELIÊ DOS ARTÍFICES
TABU
Tarso Gentil
O artista traz referência das pinturas rupestres como base para sua criação: personagens e contos que transitam do ancestral ao afrofuturismo. Constrói imagens entre o sagrado e o profano numa linha tênue entre arte e ancestralidade, entre sociedade e indivíduo, entre corpo e espírito.
Abertura 28 de setembro 19h
Período: 28 de setembro a 19 de outubro, de terça a domingo das 18h às 24h.
Largo das Neves 4
T. 21 2572 1242/ 98119 7269
www.ateliedosartifices.com.br


QTRAZ

ECLOSÕES: ALÉM DAS TÉCNICAS
Alex Nery, Ana Clara Guinle, Claudio Partes, Frederico Arêde, Igor Azeredo, João Duarte Waddington, Lícius Bossolan, Luana Manhães, Maria Eduarda Gurjão, Martha Werneck, Matheus Grimião, Pedro Neves, Pérola Bonfanti, Regina Dantas, Reis Marques.

Quinze artistas contemporâneos apresentam trabalhos que fazem parte de sua produção mais recente ou que foram essenciais como fio para suas atuais pesquisas. Entre eles artistas que passaram pelos cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, professores e graduados nos cursos de pintura e gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Abertura 28 de setembro 18h.
Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
Rua Terezina 12
arteqtraz@gmail.com
https://www.instagram.com/q_traz
T. 21 979093726 Ana / 21 990020644 João

LABPROA252

ANACRONISMOS 
Beatriz Pimenta, Gabriela Mureb, Luciano Vinhosa, Monica Coster

O LABPROA252, extensão do Laboratório de Processos Artísticos da EBA/UFRJ, apresenta quatro artistas com diferentes pesquisas que se conectam ao trazerem objetos e técnicas que não são emblemáticas de nosso tempo. As propostas de Beatriz Pimenta, Sonhos de Pureza; Gabriela Mureb, Sem Título (motor); Luciano Vinhosa, Ensaios; Monica Coster, O caminho do apetite; ao combinarem mitos indígenas, grades medievais, objetos coletados em feiras de usados, peças de argila, motores e amplificadores, instigam a memória dos visitantes provocando sensações inusitadas.

Abertura 28 de setembro das 16 às 22h.
12 de outubro aberto das 16 às 22h.
Aos fins de semana até 20/10 visitas mediante agendamento por email.
Rua Monte Alegre 252 fundos/subsolo s101
labproa252@gmail.com


GALERIA MODERNISTAS
PRIMAVERAS
Carmen Givoni, Dirce Fett e Sandra Fioretti
A mostra reúne artistas que se unem para um olhar afetuoso e reflexivo sobre a paisagem e o tempo. Carmen Givoni, Dirce Fett e Sandra Fioretti representam a natureza através de desenhos, pinturas, objetos reliquiais, onde o tempo cronológico e as estações estão presentes.

Abertura 28 de setembro 18h.
Período: 29 de setembro a 26 de outubro, de quarta a segunda, das 11h às 17h e domingos, das 10h às 14h. Horários alternativos agendamento por e-mail.
Direção Dony Gonçalves
Rua Paschoal Carlos Magno 39
T. 21 981393892
galeriamodernistas@gmail.com

CASA BLU
TRAJETÓRIA
Cris Rodrigues

A exposição apresenta um conjunto de trabalhos dos últimos cinco anos da produção do artista plástico e muralista. Pinturas em técnica mista sobre tela, aquarelas, nanquim, gravuras e prints, que tratam em detalhes do conflito cotidiano da vida urbana nas cidades brasileiras. Muito atuante na cena da arte paulista, seus murais ilustram com intensidade situações particulares, complexas que descrevem o mundo que nos rodeia.

Abertura 28 de setembro 18h.
Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
Rua Almirante Alexandrino 1281
T. 21 20517929
casablu.santa@gmail.com

CASA AMARELA
REATORES
Airá Ocrespo

O artista propõe fazer uma performance interativa com o público, além de expor pinturas em spray sobre tela. A performance busca criar um momento de vazão da expressão visceral de todos os presentes na abertura, uma ruptura da passividade para se envolver num grande happening que resultará em uma obra coletiva, a partir da provocação feita pelo artista urbano Airá Ocrespo, e com a participação de um músico convidado.
Abertura 28 de setembro 18h.
Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
Rua Hermenegildo de Barros 163
T. 21 99451-5768 (Airá)


No dia 19 de outubro as exposições estarão abertas ao público simultaneamente das 14 às 19h, exceto o LABPROA252 que abrirá no sábado 12/10 das 16 às 22h.

Roda de conversa sábado 12 de outubro 18h
– LABPROA252 / CANTO DA CARAMBOLA
Rodas de conversa sábado 19 de outubro 18h
– ESTUDIO DEZENOVE / CASA BLU / CASA AMARELA


Coordenação: Ana Prado e Julio Castro
Design: Ricardo Bogéa
Assessoria de Imprensa; ADOIS Comunicação

Agradecimentos
Anna Accioly | Renata Monteiro | Natacha Fink | Maria Victoria Matute