Roberto Albarus – Julho 2019

REPENTE GUASCA

EXPOSIÇÃO DE XILOGRAVURAS

Repente Guasca é o encontro da cultura gaúcha com a cultura nordestina, no Rio de Janeiro, entre sanfonadas, um exercício do imaginário. As paisagens reconstruídas, pela memória, pelos encontros de amigos, os forrós, os sotaques. No meio do caminho, um espelho, do nordeste e do sul, os dois se miram tão semelhantes.

São imagens carregadas de sonoridade. Na vida cotidiana, se misturam desenhos, paisagens, gaitas, entre uma música e outra, tocando nascem imagens, desenhando vem o som. Confundem-se; paisagens sonoras.

As gravuras foram produzidas entre 2013 e 2019. Entre elas estão a primeira e a última xilo, concluída uma semana antes da inauguração, portanto é notável a diferença dos traços e desenvolvimento da linguagem ao longo dos anos. As primeiras com traços simples, até as últimas onde a imagem é carregada de tensões e detalhes, que atraem o olhar do espectador para diferentes pontos.

Como a coleção foi toda produzida no Rio de Janeiro, onde a influência do nordeste é muito forte, as imagens se confundem, tratam mais de uma universalidade que é comum nas duas culturas: a vida no campo e a música, que tem um papel “ritualístico” de união e agregação das comunidades, nos bailes e rodas. Dentro desse universo também temos o acordeon, que é um personagem inerente, quase com vida própria nas duas culturas. No sul chamado de gaita, no nordeste de sanfona.

Roberto Albarus, nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1985 Vive no Rio de Janeiro desde 2007.

Músico, Luthier e artista plástico, de formação autodidata.

Desde menino desenvolve o interesse pelas possibilidades da madeira , na adolescência construiu intuitivamente instrumentos musicais, como percussões e rabecas. Aprimorando os conhecimentos sobre os tipos de madeira, passou a fazer esculturas, entalhes, até se encontrar na xilogravura para criar sua linguagem. Roberto é músico, seu instrumento é a sanfona, o que explica a música ser o  tema  mais recorrente em seu trabalho .